Translate

quinta-feira, 22 de abril de 2010





22 de abril, Dia do ACHAMENTO do Brasil

Interrogações e certezas.

- Será que El-Rei D. João II, ao firmar o Tratado de Tordesilhas, já sabia da existência de novas terras a Ocidente e a Sul do Equador? – A norte tinha a certeza. E como prova, as idas à Terra Nova dos portugueses na demanda do Bacalhau.
O Caminho da Índia era conhecido devido às informações trazidas por Diogo Cão e pelo seu espião de serviço (007) Pero da Covilhã.
Porque terá rejeitado os serviços que lhe foram propostos por Cristóvão Colombo?
Quanto ao dia de hoje, 510 anos após o achamento do que chamaram de Monte Pascoal, depois Terras de Vera Cruz e mais tarde 1511 (finalmente) Brasil. Esse primeiro contacto entre povos com culturas e hábitos diferentes é descrito de forma brilhante pelo cronista PERO VAZ DE CAMINHA, escrivão de bordo (aconselho a leitura do texto integral).
Este nóvel encontro de povos viria a dar origem à grande amplitude e importância que a língua portuguesa tem, no Mundo.
(Gilberto Freyre justifica o porquê de tão poucos, conseguirem dar origem a esta amplitude do português falado: - “ …a mobilidade e a miscigenação…).
Cá vai a síntese:
A Ocidente o BRASIL, a Oriente Timor.
No meio Angola, Moçambique e Guiné.
Não julguem que me esqueci de Macau e S. Tomé
E, também, de Cabo Verde, ponto de encontro no Mar-
Povos que têm em comum, o português no Falar.

ARFER

3 comentários:

  1. Excelente texto,grato pela partilha.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Na primeira metade do século XV, algumas regiões do Maghreb (norte da África) tornam-se famosas por sua afluência de ouro em pó, proveniente da África subsaariana, e este ouro serve de moeda de troca entre árabes e cristãos (principalmente genoveses). Gênova era o país hegêmonico, na concepção de Braudel e Arrighi.
    Genova e Aragão eram os principais candidatos a procurar ouro (explorar) na África no sentido de serem as principais potências da época, mas enquanto a primeira não tinha um quadro econômico e político estável, o segundo estava envolvido na unificação hispânica.
    Portugal foi um dos pioneiros no processo de unificação nacional, conseguindo uma identidade nacional muito antes de França, Espanha ou Inglaterra, e por estar internamente organizado e pacificado já no início do séc XV, pode se impor como um poder naval e tirar vantagem da exploração africana.
    Como Portugal enfrentou forte resistência no norte africano, foi obrigada a redirecionar sua rota de expansão, contornando o continente a fim de interiorizar seu domínio, acessando as rotas comerciais que vinham do centro e sul do continente.
    Creio que o tratado de tordesilhas, prova de que o poder português estava internacionalmente estabelecido, não significa que já soubessem a quantidade de terras que existiam a oeste, claro que havia esperança por terras, mas é preciso lembrar que nessa época ainda imperava a crença católica do fim do mundo numa cachoeira, e de monstros terríveis ao mar.

    ResponderEliminar
  3. BOM DIA , QUERIDO ESCRITOR, AGORA, MEU SEGUIDOR, ( QUE FELICIDADE)
    INTERESSANTE SEU BLOG, UM POUCO DE CULTURA Ñ FAZ MAL A NINGUÉM, GOSTEI DO BOCADINHO QUE LI, ADOREI O FUNDO MUSICAL,( adoro a musica portuguesa, tenho aminha play list dos favoritos. rsrrsrrs).
    Seja bem vindo querido. um abraço que vem do BRASIL.TALVEZ PELOS MESMAS AGUAS PASSADAS A 510 ANOS E QUE TORNARAM ESSA MISCIGENAÇAO TÃO DIVERSIFICADA.

    AGRACIADA.

    LEEK STEFFENS

    ResponderEliminar